top of page

O belo é natural

Atualizado: 17 de jun. de 2023


A população urbana tem crescido de forma exponencial desde que a oferta de empregos, cultura, educação e a circulação da economia se concentram nas grandes cidades. Com a previsão para 2025, de que 65% da população do planeta será urbana, nos deparamos com um desafio à nossa própria sobrevivência. Já se aponta a escassez de recursos naturais que sustentam a crescente zona de conforto das cidades, além da dispersão dos valores humanos em prol da busca por lucro indiscriminado na sociedade.

Para não corrermos o risco de nos tornar vítimas da nossa própria criação, precisamos aprender a redesenhar o estilo de vida numa transição para um bem viver mais sustentável, capaz de satisfazer nossas necessidades sem comprometer as chances de sobrevivência desta e das próximas gerações. Outros olhares nos relembram que somos parte da Natureza, estamos no ambiente, e o sistema está numa constante busca pelo equilíbrio. A Natureza em nós tem a necessidade de criar espaços internos que restaurem esse equilíbrio, em contraponto à violência externa, ao trânsito, à poluição sonora e visual, a degradação do ambiente urbano, a desmobilização social frente à situação vigente, além do stress que estamos expostos diariamente.

Este redesenho ou Design em Sustentabilidade , para ser efetivo, envolve transformações em todos os níveis – individual, na vizinhança, nas comunidades e na cidade. Ao debruçar sobre o individual, abordamos a Decoração e o Design de Interiores. Aplicar esse conceito nessa área envolve escolhas conscientes e mudanças de hábito, além de ser uma real necessidade do sistema natural em que vivemos.

As escolhas conscientes abrangem utilizar: - recursos naturais, como ventilação e iluminação natural, reuso da água e energias alternativas de forma eficiente; - materiais de maior durabilidade; - produtos locais e regionais, tanto industriais quanto artesanais; - materiais e produtos reciclados ; - lâmpadas e equipamentos de baixo consumo energético; - tintas à base de água, não sintéticas; - madeiras de reflorestamento certificadas ou de demolição; - equipamentos que conservam ou produzem sua própria energia.

As mudanças de hábito levam a: - redução do consumo de supérfluos; - reutilização de objetos e mobiliário; - repensar a necessidade de consumo; - recusar o consumo de produtos produzidos fora de princípios éticos; - aproveitamento total dos espaços, como a criação de espaços multiuso; - criação de espaços de uso coletivo; - priorizar qualidade sobre quantidade; - integrar elementos naturais na construção; - participar das escolhas das especificações com consciência; - buscar o Belo, a Harmonia e a Simplicidade no exemplo da Natureza.

O espaço da casa representa uma expansão do nosso espaço interior, é o que se encontra mais próximo deste e remete à busca da natureza interna. A casa representa a expressão do eu interior, numa coerência interna.

O belo é natural.

Além de escolhas e mudanças, a necessidade do sistema em retomar o equilíbrio se reflete numa tendência do Design, assim como na Decoração, pois o que é Belo é Natural. A busca pela Paz, Beleza e Harmonia através de espaços para leitura, meditação, relaxamento, cantos de silêncio e encontros de grupos, varandas com jardins produtivos e hortas verticais, torna-se freqüente. Esses novos espaços propiciam a renovação da energia da casa e de seus moradores, que não aceitam mais tanto plástico, tecidos sintéticos, madeiras nobres e metais, cuja extração causa danos à Natureza. Um bom exemplo disso é o Japão. Com o calor excessivo e a falta de energia para condicionamento de ar após o acidente nuclear, fez os japoneses criarem uma cortina verde de plantação de pepinos para proteger um edifício público da radiação direta do Sol, amenizando em 4oC a temperatura de seu interior.

Além desse retorno, o pepino é colhido em abundância para alimentação.

Não queremos promover a volta ao passado, mas continuar na vanguarda da evolução em espiral, criando soluções práticas através de atitudes coerentes com a sustentação da vida, através da simplicidade, harmonia e ética. Os discursos sobre a sustentabilidade são muitas vezes movediços e, principalmente, atraentes para estimular o consumo de bens e serviços, passando a ser pretexto para a geração de mais lucro para poucos nesta sociedade. Não promovem um equilíbrio real do sistema por nutrir um mundo desigual. Pode um mundo desigual ser sustentável? Entretanto, se reunirmos a tendência do sistema natural em buscar seu equilíbrio com a conscientização acerca da forma insustentável que vivemos, o Design que busca a sustentabilidade não é uma moda passageira, e sim, algo que veio para ficar, ou seja, um ato de amor à humanidade.


Heliana Mettig

40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page